segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O PRIMEIRO 5 ESTRELAS! (Só que fora do RJ...)


Amigos, passei o final de semana visitando a família no Espirito Santo, mais precisamente em Vila Velha e lá finalmente encontrei o banheiro 5 ESTRELAS. Este blog enfatiza os banheiros do Rio de Janeiro (Região Metropolitana e, ocasionalmente, interior), mas não pude deixar de registrar esta verdadeira maravilha para os apertos 1 e 2 dos capixabas.

Conheci um bar/restaurante que abriu em Itaparica; lembro que, na minha infância, passava alguns domingos naquela praia - e também dos banheiros do quiosques e bares perto dali, sempre meio nojentos e sujos.

O bar/restaurante onde fui é de fácil acesso para quem está na rodovia do Sol ou mesmo na praia de Itaparica; o nome do estabelecimento é Giglio´s, local muito legal e com boa comida.

V
amos ao banheiro 5 estrelas: em primeiro lugar, a porta de entrada do recinto é automática - nunca tinha visto isso em banheiro; é bem legal e evita o contato da mão nas maçanetas. Dentro dele tem três cabines, sendo uma infantil toda decorada, uma com acesso para deficientes e fraldário (essa cabine é bem ampla) e uma terceira normal , todas com papel para forro de assento, papel higiênico interfolhado da marca Melhoramentos, três mictórios com tv de lcd, pia com sabonete líquido e acionamento da agua com o pé(mais uma vez evitando o contato das mãos). Ops, ia esquecendo: o ambiente tem ar condicionado e bem limpo!

Podem usá-lo tranquilamente, acho que não irão se importar com isso.

P.S.: Na praia de Itaparica ainda continuam os quiosques com seus banheiros imundos!


Classificação: 5 ESTRELAS

Acessibilidade para deficientes fisicos: EXCELENTE (banheiro amplo e plano)

Onde fica: Restaurante Giglio´s - Rodovia do Sol, 125 Itaparica - Vila Velha - ES


http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=Rodovia+do+Sol,+Vila+Velha+-+Esp%C3%ADrito+Santo&sll=-14.179186,-50.449219&sspn=40.619542,72.949219&ie=UTF8&hq=&hnear=Rod.+do+Sol+-+Vila+Velha+-+Esp%C3%ADrito+Santo&ll=-20.447602,-40.330811&spn=0.312684,0.569916&z=10


José Augusto A.Freire

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ECO-LÓGICO! BOM SUCESSO!




Estive almoçando em Bonsucesso, na Rua Adail (quase na esquina com a rua Cardoso de Moraes); para quem não conhece Bonsucesso, a rua Adail fica próxima da zona de comércio da região.

Almoçei num restaurante a quilo que, fora do horário convencional de almoço também é um bar - porém, eu sei que você veio até aqui não para saber da comida e sim sobre o banheiro do estabelecimento, que pode resolver os seus problemas. He, he!

O bar/restaurante tem dois banheiros, um feminino e um masculino; o masculino, claro, é o que sempre uso (mas, na hora do aperto, vai qualquer um...). Ao lado do mictório, tem um reservado com vaso sanitário; no dia que estive lá estava tudo ok (limpo, papel higienico...), mas o que me chamou atenção foi o mictório: a água da pia é aproveitada para limpar o reservatorio onde cai o "número um". Quando você lava as mãos, a água da pia é escoada para o reservatório (vide foto). Idéia simples e ecologicamente correta, em tempos onde poupar água é bem legal! Parabéns (neste aspecto)!


Classificação: 3 Estrelas (apertado e com papel de baixo nível)

Acessibilidade para deficientes fisicos: Ruim (banheiro apertado, porta pequena para acesso)


Onde fica: Rua Adail - Bonsucesso
http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl&q=rua%20adail


José Augusto Freire

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

GENTE BOA!


Ontem, para minha surpresa, um amigo meu me ligou perguntando quanto eu tinha pago para que meu blog saísse no Segundo Caderno do jornal O Globo de ontem, 25/08/2010; obviamente, não paguei nada!

Fiquei muito feliz com o meu blog ter aparecido lá e tomara que, de alguma forma, ele ajude a salvar muitas pessoas do aperto nesta cidade de banheiros privatizados e carentes de limpeza...

Tenho que dar alguns créditos para esse blog: em primeiro lugar, ao Rubens Nunes, o Xuru, um amigo já falecido, que só frequentava banheiros com “padrão Xuru de qualidade” (devido a problemas de saúde, ele precisava sempre ter por perto um banheiro de bom nível), e por isso, foi minha grande inspiração. Segundo, ao Paulo, amigo que faz "subir" os textos e dá um "tapa" na escrita.

Procurando bares com banheiro “padrão Xuru de Qualidade”, sempre íamos no finado bar Calamares, que ficava ao lado da TV Globo, na rua Lopes Quintas (Jardim Botânico); a logística do bar era péssima, chegava a faltar cerveja num clássico Fla x Flu, ou pão pra fazer sanduíche, mas tinha um banheiro impecável, extremamente limpo. Por isso era a preferência do Xuru. Então, depois que fui trabalhar nas ruas do Centro do Rio, notei como era importante ter um banheiro de qualidade sempre à mão.

Acho certo punir pessoas que fazem “Número Um” na rua, mas entendo que deveria ter uma fiscalização mais severa nos banheiros dos estabelecimentos da cidade, além da maior disponibilidade de banheiros públicos e LIMPOS.




PS : Gostaria esclarecer que vendo produtos farmacêuticos e não químicos (será que não é a mesma coisa?).

Um abraço a todos,

José Augusto Freire

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PEDÁGIO RIO-PETRÓPOLIS


Na minha nova função, há quase sete meses como supervisor, tenho que percorrer mais áreas ao redor do estado do Rio de Janeiro. Hoje estive na Cidade Imperial de Petrópolis, mas não pude conhecer o banheiro imperial (hehehehehe); acabei conferindo os banheiros do pedágio Rio x Petrópolis, administrado pela Concer.

Quem nunca viajou e já teve que se deparar com banheiros imundos dos postos de gasolina? Que o diga meu cunhado: ele conta que, quando era pequeno, viajou do Rio ao Pará num Fusca e dando trabalho aos ocupantes do veiculo, fazendo o número dois pelo caminho.

Voltando ao banheiro do pedágio, estive nele numa terça-feira, dia de pouco movimento nas estradas; conferi um banheiro super-limpo com duas cabines para os homens, um mictório, banheiro feminino e um fraldário (a tia do meu cunhado iria gostar...). O banheiro estava totalmente limpo, papel higiênico de bom nível, toalha de papel e sabonete líquido nas pias.

Classificação: 4 estrelas

Acessibilidade para deficientes físicos: BOA (falta aquelas alças para cadeirantes, mas o acesso é bom).

Onde fica: Localização das Praças de Pedágio. São três as praças de pedágio ao longo do trecho concedido à Concer. Elas estão situadas nos seguintes pontos:

01-Km 104,4 – Xerém – Duque de Caxias, RJ
Telefone: (21) 2679-2800
Possui 15 cabines de pedágio
5 cabines no sentido Juiz de Fora
5 cabines no sentido Rio de Janeiro
5 cabines reversíveis

PS: No pedágio da Ponte Rio Niterói também tem banheiro; depois descrevo com calma.


José Augusto A. Freire

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TAM, TAM, TAM!


Pessoal,

Ontem, tive que buscar uma mercadoria no setor de cargas da TAM, localizado no Aeroporto Santos Dumont, centro do Rio de Janeiro, num lugar escondidinho na cabeceira da pista do pequeno aeroporto.

O
 setor de cargas não tem aquela iluminação e aparência de limpeza de um aeroporto, podendo até não dar boa impressão aos desavisados, mas estive lá e verifiquei o banheiro na íntegra. Ele fica do lado de atendimento e uma porta feia o identifica como unissex, mas depois de abri-la me deparei com um banheiro recém-reformado, todo branco, equipado com papel Melhoramentos, toalha de papel e sabonete líquido. Apesar de ser muito quente e um pouco apertado, o local é bom.

Depois de aliviar o aperto, curta o fantástico visual da Baía de Guanabara, a Ponte e Niterói!

Classificação: 4 estrelas

Acessibilidade para deficientes fisicos: Média (o local é plano, mas apertado)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

VOLTA ÀS AULAS


Ontem voltaram as minhas aulas na faculdade. Estudo na UNIVERCIDADE, unidade da Gonçalves Dias no centro do Rio - essa rua, pra quem não conhece, fica paralela à avenida Rio Branco, quase esquina da Rua do Ouvidor, mas vamos falar dos banheiros.

A faculdade não tem controle de acesso, já que ela possui uma biblioteca aberta ao público em geral. No quinto andar está localizada a biblioteca; lá existem um banheiro masculino e outro feminino, mas também existem banheiros em outros quatro andares da faculdade. O horário de funcionamento é das 07:00 às 22:00 h; fora do periodo escolar, ela funciona das 09:00 às 18:00 h.

O banheiro masculino possui dois mictórios e três cabines equipadas com folhas de papel higienico interfolhada Kimberley-Clark - as melhores!

A limpeza do banheiro é boa.

As outras unidades que eu conheço da faculdade são Metro-Carioca (dentro da estação do Metrô Carioca no subsolo) e Praça Onze, que possuem banheiros com acessos livres.

Classificação: 4 estrelas

Acessibilidade para portadores de deficiência: Muito boa (em todas as unidades).

Onde fica:


Gonçalves Dias

domingo, 15 de agosto de 2010

CENTRAL DO BRASIL

Pessoal,

Para vocês que estão no aperto naquela área imunda e sinistra da Central do Brasil, uma boa opção de banheiro é o que fica dentro da Gare Dom Pedro II, no subsolo. O acesso a ele custa R$ 0,50.Por incrível que pareça, o banheiro é limpo e bem conservado; o papel higiênico é de nível baixo,  mas nem tudo pode ser perfeito.

Classificação: 3 estrelas

A
cessibilidade para portadores de necessidades especiais: Boa


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SEJA BEM-VINDO(A)!

Há dois anos, comecei a trabalhar no centro da cidade do Rio de Janeiro como representante farmacêutico, visitando inúmeros estabelecimentos do ramo. Andando pelas ruas, constatei como é importante ter um bom banheiro ao seu alcance. Assim sendo, venho compartilhar com vocês as dicas dos melhores lugares para se visitar um banheiro nesta cidade. Aproveitem e participem! Dúvidas, opiniões, sugestões, tudo é bem-recebido!


José Augusto Freire