terça-feira, 28 de setembro de 2010

ARTEPLEX


Caros amigos, como bem sabemos a busca por um bom banheiro nesta cidade pode ser uma tarefa árdua. E o NÚMERO UM, NÚMERO DOIS aqui está sempre pronto para este tipo de caça. Hoje, falarei de uma boa opção para os apertados que estiverem na região litorânea do bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

O Arteplex é um ótimo conjunto de salas de cinema, bancado por um poderoso banco, e ocupa o espaço que outrora pertenceu a um cinema onde rolavam filmes eróticos. Totalmente reformado, conta com restaurante, lanchonete, livraria e ótimos filmes, muito bem-frequentados por gatinhas com visual moderninho-retrô. E vamos ao que interessa...

Dois banheiros masculinos e femininos, com ótimo tamanho e limpeza permanente. Todos eles são localizados antes do acesso às salas propriamente ditas, de modo que não é preciso ser expectador para se livrar do aperto. Papel-toalha e sabonete líquido de boa qualidade; papel higiênico razoável. Funciona de 12 às 22 h.

CLASSIFICAÇÃO: 3 estrelas.

ACESSIBILIDADE: Razoável. Acessos que não são grandes mas também não são pequenos.

ONDE FICA: Praia de Botafogo, 316.

http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&ie=UTF8&q=unibanco+arteplex+rj+hor%C3%A1rio&fb=1&gl=br&hq=unibanco+arteplex&hnear=Rio+de+Janeiro&cid=0,0,8964550895512563713&ei=OeuhTM7BJcG78gac7dW7BA&ved=0CBYQnwIwAA&ll=-22.944878,-43.182878&spn=0.004802,0.008905&z=16&iwloc=A


(Do repórter especial Paulo Andel)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

BANHEIROS BANCÁRIOS


Estou há muito tempo querendo escrever sobre os banheiros de agências bancárias; a falta de tempo não tinha deixado, mas foi bom porque deu para visitar mais "banheiros bancários", se assim podemos dizer. Claro que o empresariado banqueiro não tinha muita atenção para com este item; o que aconteceu foi que a lei passou a obrigar as agências a terem vários dispositivos e, dentre eles, os banheiros. Em todas as agências que fui, os banheiros são dotados de boa estrutura.
 
Visitei as agências do centro do Rio, Vila Isabel, Botafogo e até em Petropolis (que foi a pior).

As agências do Banco Itaú do Centro, Botafogo e Vila Isabel são excelentes; não estou escrevendo de todas porque não tive oposrtunidade de visitá-las, ainda mais que hoje em dia, depois da fusão Itaú-Unibanco o que não falta são agências para tudo quanto é lado.

No Itaú de Petrópolis, tive minha pior experiência: o acesso para deficientes era horrível, já que existia uma escadinha sem rampa. Em compensação, todas as outras agências visitadas têm acesso para cadeirantes e estrutura, mas nada supera a agência do Bradesco na rua Visconde de Inhauma, no Centro - o banheiro é muito espaçoso, e todo preparado para deficientes cadeirantes.

O problema de utilizar os banheiros bancários está no horário: como todos sabem, banco funciona das 10 às 16 h  e tem sempre um incômodo na saida - um segurança à espera.

Mas... na hora do sufoco vale qualquer coisa!

E que fique claro: não recebo cachê da Febraban (risos)!


Abraço,

José Augusto Freire

Classificação: 4 ESTRELAS

Acessibilidade para portadores de necessidades especiais: BOA (na maioria)

Onde fica: AGÊNCIAS BANCARIAS

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

VAMOS, FLAMENGOOOOO!



Mais uma vez, tive a oportunidade de frequentar o mitológico Boteco da Praia, que fica na praia do Flamengo, ao lado da sede da UNE. Pastéis inesquecíveis, empadinhas empolgantes, chope bem-tirado e a conversa dos amigos. Enfim, um bar para se ir muitas vezes, dos melhores do Rio mas pouco badalado. Porém, é melhor deixar a análise gastronômica para os especialistas de plantão: aqui, o negócio é número um, número dois!

O banheiro do boteco é bem pequeno, com pia unissex e os dois compartimentos, masculino e feminino. Ele é pequeno e conta com um vaso mais um mictório. Papel macio e sabonete líquido de razoável qualidade. O que me chama sempre atenção é que o banheiro sempre está impecavelmente limpo, mesmo quando o bar está com muitos clientes, o que mostra o cuidado da direção e é sempre um enorme alívio para os frequentadores. Em suma, o banheiro pode ser apertado, mas é de um asseio fantástico, que merece condecorações.

Classificação: 3 ESTRELAS

Acessibilidade para portadores de necessidades especiais: RUIM (espaços internos escassos).

Onde fica: Praia do Flamengo, RJ
 


(do repórter Paulo Andel)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DETRAN - LARGO DO MACHADO


Estou com sorte! Ontem estive no Largo do Machado fazendo a vistoria do carro e... pintou aquele aperto para o número um: procurei o banheiro do posto do DETRAN para aliviar, me deparei com uns conteiners, mas encarei o caixotão de ferro.

Para minha surpresa, encontrei um banheiro bem limpinho com um mictorio extenso e duas cabines limpas e cheirosas, com papel higiênico. No mesmo caixote de ferro, tem também um banheiro feminino e outro para deficiente (que estava fechado e só é liberado pedindo a chave ao responsável). O banheiro para deficientes deve ser bom também, já que fizeram uma rampa de acesso e tudo.

Lembro que estou descrevendo o banheiro do posto do DETRAN no Largo do Machado; não sei qual a situação dos outros postos, portanto fiquem à vontade para comentar.

Classificação: 4 ESTRELAS

Acessibilidade para portadores de necessidades especiais: ÓTIMA (acesso e espaços internos largos e sem degraus).


José Augusto A.Freire

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

VENICE! VENICE! DIRETO DE VENEZA!






Olá, pessoal! Estou de volta.

Tirei alguns dias de férias fora do Brasil, mais precisamente na Itália, mas não houve folga dos banheiros; por aqui, deixei o blog bem acompanhado pelo redator Paulo Andel.

Estive em Veneza e em outras cidades italianas durante esses dias; além da enorme beleza da cidade das gôndolas, descobri algo bem interessante e que seria um sonho para os turistas do Rio. A prefeitura de Veneza distribui pela cidade alguns banheiros com o preço de $1,50 euros. Usei o da Praça São Marco, em pleno domingo de sol e a praça lotada, mas mesmo assim o banheiro estava lá com tudo impecavelmente dentro dos conformes. Assento limpo, papel, sabonete líquido e tudo mais para um bom alívio.

Não quero comparar o Rio com Veneza, mas tenho um trauma com banheiro em ponto turístico do Rio. O mínimo que uma cidade com o imenso potencial turístico que temos poderia oferecer, afora segurança e bom atendimento, seria banheiros públicos decentes. Algum de vocês já viu o banheiro do Mirante Dona Marta? Que coisa horrivel! Se tiver luz já é muito... aqueles banheiros públicos prateados em (poucos) bairros cariocas não funcionam e banheiro público sem fiscalização não resolve nada.

Eis o scout do banheiro da Praça São Marco, em Veneza:

Classificação: 4 ESTRELAS

Acessibilidade para deficientes fisicos: BOA

Onde fica:



José Augusto Freire

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

OUTRAS ARQUIBANCADAS


Já que o querido Maracanã ficará fora dos combates futebolísticos até 2013, os fãs do esporte bretão farão do Estádio Olímpico João Havelange - o popular "Engenhão" - a sua nova casa no Rio de Janeiro. Gritos, berros, emoções, toda a magia do futebol presente. Mas vamos ao que interessa: os banheiros. Estive lá anteontem, por ocasião de Fluminense x Ceará.

Por ser o Engenhão um estádio novo, ele tem características bem modernas e, dessa feita, os banheiros têm um bom aspecto em termos de acabamento, louças, iluminação e acesso. Já em relação aos quesitos de higiene... testei um banheiro do setor Oeste Superior (o estádio é setorizado) e o resultado não foi dos melhores. O papel era a popular "lixa", tanto higiênico quanto toalha; o recipiente de sabonete líquido estava vazio; o assento sanitário certamente não tinha sido higienizado naquele dia - parecia ter sido deixado de lado desde o jogo anterior. Em relação à água, ao menos um bom sinal: torneiras funcionando plenamente, com bom jato. No mais, tudo fácil de resolver; resta saber se os administradores o farão, até porque é lá que o futebol carioca vai imperar pelos próximos dois anos.


Classificação: 2 ESTRELAS


Acessibilidade para portadores de necessidades especiais: ÓTIMA (acesso e espaços internos largos e sem degraus).


Onde fica: Rua José dos Reis, 425 - Engenho de Dentro (ao lado da estação de trem)

http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=Est%C3%A1dio+Ol%C3%ADmpico+Jo%C3%A3o+Havelange,+Engenho+de+Dentro,+Rio+de+Janeiro&sll=-14.179186,-50.449219&sspn=40.619542,72.949219&ie=UTF8&hq=Est%C3%A1dio+Ol%C3%ADmpico+Jo%C3%A3o+Havelange&hnear=Est%C3%A1dio+Ol%C3%ADmpico+Jo%C3%A3o+Havelange+-+Engenho+de+Dentro,+Rio+de+Janeiro&ll=-22.864787,-43.298149&spn=0.038436,0.071239&z=13&iwloc=A


(Do correspondente Paulo Andel)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

NAS ONDAS DA GALERA!


O Brasil já respira em ritmo de Copa do Mundo e o Maracanã é o tambor do futebol. Logo, é fundamental saber como funcionam os atuais banheiros do estádio maior, assim como o que se pode esperar deles após a monumental obra que sofrerá a partir dos próximos dias.

Ontem, durante Fluminense 1 x 1 Palmeiras, demos um confere no Mário Filho. Se pensarmos em como os banheiros foram um dia por ali, não dava nem para praticar o número 1 - outrora espalhado pelas paredes dos corredores. Os tempos mudaram, felizmente, mas não muito.

Tanto no setor de arquibancadas quanto no das falecidas cadeiras, os banheiros proliferam: em número, seriam suficientes para atender todos os potenciais usuários. O problema é que, por questões de "logística", muitos ficam fechados nos jogos, de modo que os abertos ficam sobrecarregados.

Em relação à limpeza, a qualidade é razoável; cada um dos banheiros abertos costuma ter um funcionário agindo permanentemente para a manutenção durante as partidas. Poucos estão quebrados e, para um local que vai sofrer uma reforma completa, acabamentos, pisos e louças estão compatíveis para um estádio de futebol. Numa emergência, o 2 pode ser praticado com moderação; o Maracanã é bem menos pior do que vários outros logradouros públicos. Agora, quando se trata de água, papel higiênico e papel-toalha...

É comum que as pias do estádio estejam entupidas, mesmo quando não sai água de nenhuma das oito bicas de cada compartimento. Papel higiênico é tão difícil de encontrar quanto o Osama Bin Laden - e, nas raríssimas aparições, é uma super-ultra-mega-lixa. Papel-toalha, nem na reencarnação. Enfim, pontos fundamentais a serem resolvidos para um estádio que sediará a final da Copa de 2014.

Classificação: 2 ESTRELAS

Acessibilidade para deficientes fisicos: INSUFICIENTE (acesso e espaços internos estreitos).

Onde fica: Rua Professor Eurico Rabello, s/n - Maracanã.

http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=Estadio+perto+de+Maracan%C3%A3,+Rio+de+Janeiro&sll=-22.904641,-43.16185&sspn=0.153699,0.284958&ie=UTF8&hq=Estadio&hnear=Maracan%C3%A3,+Rio+de+Janeiro&z=14

Dos correspondentes Paulo Andel e Raul Sussekind

José Augusto Freire

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

REAJUSTE DRÁSTICO DE TARIFA!



O preço dos bons banheiros da Central do Brasil recebeu um violento aumento na tarifa: nesta semana estive por lá e fui reconferir as instalações.

Ao chegar, notei que o preço tinha pulado de R$ 0,50 para R$ 1,00, mostrando um aumento de 100%. O cobrador me informou que esse preço já estava valendo há tempos. De toda forma, uma dura facada no bolso de quem precisa colocar o 1 e o 2 em dia; afinal, os índices inflacionários nos últimos 12, 24, 36 e 48 meses não chegam a esse patamar de dobra.

A gratuidade para idosos e deficientes continua valendo. Menos mal.

Foto: Lilian Moura

José Augusto Freire